Diante das muitas culturas que fazem parte da escola e da sociedade, não se pode mais falar em modelos únicos, em um tipo, em uma raça... é preciso falar na pluralidade, nas muitas identidades, nas muitas culturas. Assim, é importante que a criança, adolescente e adulto tenha acesso ao diferente, as diversidades, a outras culturas para que aprendem com as mesmas. Mesmo que já possuem suas identificações e preferências é preciso perceber o outro e o que o outro traz consigo.
Na educação infantil e nas séries iniciais é possível trabalhar com muitas atividades que contemplem a cultura açoriana, tais como:
-Aprender a cantar as músicas açorianas;
-Dançar danças como as citadas no blog e realizar apresentações, o que seria bastante motivador para as crianças;
-Ler histórias infantis que falem do assunto e realizar desenhos;
-Visitar os museus locais, pois em sua grande maioria apresentam salas açorianas;
-Construir fantoches e realizar encenações sobre o Culto ao Espírito Santo, etc;
-Construir livros com desenhos e representações dos açorianos;
-Produzir murais e painel sobre a cultura açoriana, etc.
Na educação de Jovens e Adultos, seria interessante:
-Trabalhar a partir de reportagens sobre as cidades de colonização açoriana, trabalhar o contexto, como vivem hoje os descendentes de açorianos, o que ficou da cultura, se na família alguém é de origem açoriana, como chegaram ao país e a região;
-Trabalhar a partir de cartões postais, onde além de abordar a questão da cultura açoriana, seria possível trabalhar outros conceitos como cidadania, localidade, como vivem, por que essas cidades destacam-se como principais na cultura açoriana, etc.
-Como sugestões os alunos poderiam construir novas reportagens, realizando entrevistas com as pessoas da comunidade, etc.
Através de contações de histórias, visitas a pontos turísticos, observações, rodas de conversas...
Trabalhando a colonização Açoriana na Educação
Infantil e na Séries Iniciais
Através de um
resgate histórico de jogos e brincadeiras como a Pipa, a Cama de Gato, as
Bolinhas de gude e as Cirandas de roda, é possível trabalhar as influências que
sofremos dos nossos colonizadores açorianos, já que foi através deles que estas
brincadeiras chegaram até o Brasil e principalmente até o Rio Grande do Sul.
Quando os
portugueses vêm para o Brasil, trazem suas famílias inteiras: maridos, esposas
e as crianças também. Todas essas pessoas acabam trazendo para cá seus costumes
e seus hábitos, desta forma muitas gerações vão crescer aprendendo a brincar
com aquelas coisas que os açorianos trouxeram.
A partir disso
podemos confeccionar brinquedos com os alunos, estudar os materiais que são
necessários para sua construção, aprender as regras de cada brincadeira e ainda
conhecer a história do lugar onde vivemos e os acontecimentos que antecederam
nosso tempo. Além de brincar, interagir com os colegas e com as professoras, os
alunos estão conhecendo suas próprias suas origens.
Atividades:
•
Trabalhar as grandes navegações;
•
A imigração;
•
A cultura;
•
Entender a origem de determinadas coisas que
fazem parte dos nossos costumes.Através de contações de histórias, visitas a pontos turísticos, observações, rodas de conversas...
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